quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Super Mario

Mais um dia espectacular!

Hoje a Anna acordou super cedo e foi para a escola, pois tinha verifica à primeira hora. Fui assim mais tarde e não cheguei mais do que 2 minutos atrasada, o que é um orgulho.
A primeira aula foi Matemática, durante a qual estivemos a estudar gráficos trigonométricos, corrigir exercícios e aprender relações trigonométricas. Descobri também que tenho teste teórico (o que raio é um teste teórico de matemática??) na segunda feira, outro no sábado e no outro sábado, coisa pouca.
A aula a seguir foi Italiano, durante a qual o professor fez interrogação a dois alunos, pelo que eu passei metade da aula a jogar zombie tsunami e a outra a fazer os trabalhos de casa de Matemática que a prof. mandou fazer, tão aplicada que sou.
Quando tocou acabou a interrogação, e mudámos para o livro de Latim. Obviamente que isso ainda me tirou mais vontade, pelo que estive a jogar zombie.
No intervalo fiquei na sala com os meus colegas, e a Niccole e o Matteo, depois de me terem visto a jogar zombie tsunami tantas vezes, pediram-me para experimentar. E a verdade é que adoraram (pelo menos foi o que me disseram) e iam fazer o download quando chegassem a casa. Entretanto também soube que a Margarida Albino e a Cláudia começaram a jogar por causa de mim. Estou a destruir vidas por todo o lado, essa é a verdade.

Quando voltou a tocar tive de trocar de turma, porque a minha turma ia ter História (supostamente, porque o prof. está a faltar) e nesses tempos eu vou para outras turmas. Fui então para a III^I, fazer Matemática. Estivemos a estudar funções inversas e funções compostas, o que fizemos no ano passado. Nesta turma, apesar de serem todos simpáticos para mim, não tenho ninguém especial com quem ficar. E raro é dia em que falo com os meus colegas de mesa, também não me parecem muito interessados.
Entretanto voltei a trocar de sala e fui para a minha turma de Espanhol. A aula hoje foi no laboratório e era suposto prepararmos o telejornal que temos de apresentar, mas obviamente que não fizemos nada. Eu fiquei encarregue de fazer uma notícia sobre Portugal (aceito sugestões!) e ajudar uma amiga a fazer umas entrevistas. Às sextas as aulas são com uma "madre lingua" (alguém cuja língua que estudamos seja a sua língua materna) e com a nossa professora normal, que são ambas ("as duas", maria joão) muito simpáticas.

Entretanto tocou e eu lá fui rumo ao autocarro, mas no caminho encontrei a Greta e fomos juntas. Depois de uns murros e uns empurrões lá encontrámos lugar e sentámo-nos. Hoje vínhamos as duas super cansadas, pelo que não falámos muito. Combinámos foi dar uma volta amanhã à tarde, o que é óptimo! É o primeiro programa que tenho assim sozinha com alguém aqui em Itália! Tenho pena de não a ter conhecido mais cedo, mas agora vou aproveitar todo o tempo que ainda tenho.
A partir de Casina fui sozinha no autocarro, pelo que vim a dormir e a ouvir música.

Mal entrei em Reggio reparei  no mau tempo que estava lá. Normalmente na cidade está muito mais calor do que aqui nas montanhas, mas hoje foi completamente diferente. Não só mais frio como um dia mais feio e coberto, enquanto que em Castelnovo estava céu limpo e belíssimo.
Quando cheguei à estação fui directa para o Mc, onde estavam os outros. E o Cedric com o meu happy meal, tal como prometido. Estivemos um bocadinho a conversar, eu e o Cedric fomos ver outra vez os rapazes árabes com cerca de 13 anos que estão aqui numa escola de aviação e depois saímos do Mc para irmos para a aula.
Chegados à escola estava a porta fechada, o que nos deixou felicíssimos. E para além disso éramos os únicos da turma, pelo que achámos que o prof disse alguma coisa na aula passada mas nós não ouvimos. Mas entretanto o elevador abriu e saiu de lá a Anastacia, a russa (é tão engraçado observar as caras das pessoas quando o elevador abre, a Iris diz que parece um filme de terror). E passado 5 minutos abriram as portas da escola, pelo que perdemos a oportunidade de ir dar uma volta em vez de ir para a aula.
Antes de chegar o professor, eu estive a preparar um chapéu e um bigode do Super Mario que vinha na caixa do Happy Meal, que ofereci ao Cedric. Ele ficou assim muito tempo, até que o professor mandou tirar.

Quando a aula começou já éramos 8: nós os 6, a russa e um chinês. Mas entretanto chegou uma colega nova, do Sri Lanka. Fizemos as apresentações, ouvimos a apresentação dela e lá começámos a trabalhar. Hoje estivemos a estudar preposições articuladas (jesus!), a família e estivemos a fazer exercícios. Descobrimos que "neto" e "sobrinho" (e os respetivos femininos) se dizem da mesma maneira, o que não faz sentido nenhum. Eu posso dizer que alguém é o meu "nipote" e ninguém sabe se sou avó ou tia.
A aula foi toda passada na companhia dos minions que estão sempre em cima da mesa para nos fazer rir, e da maçã que vem com o Happy Meal que partilhamos secretamente durante a aula, embora o plástico onde vem faça o maior barulho de sempre.
A Iris passou toda a aula a rir-se imenso, como sempre. Hoje esteve a rir-se da maneira como a Serra fala Italiano, que é bastante engraçada. Para além disso, quando se estava a apresentar à nova colega, a Iris enganou-se e disse que era Japonesa, e quando apresentou a família disse que o pai era o vice presidente de qualquer coisa, e toda a gente percebeu Hong Kong, pelo que começámos todos a fazer imensas perguntas. Entretanto ela lá nos esclareceu que não era de Hong Kong, mas sim de uma empresa que ela não sabe o nome nem onde é (dá para desconfiar que não seja verdade), e justificou-se que na sua cultura não se fala muito com os pais, e que eles chegam muito tarde do trabalho.
Quando a aula acabou ficámos a falar um bocadinho com o professor sobre o Super Mario, que ele não conhecia. Entretanto fomos expulsos da sala pela funcionária e tivemos de ir embora.

Fomos a pé para a estação de comboios, onde fomos comprar os bilhetes para a viagem a Bolonha no Domingo. Como ninguém queria falar com o senhor, foi o Cedric que pediu os bilhetes. Entretanto o homem começou-lhe a fazer algumas perguntas porque não percebeu muito bem o pedido e eu ajudei o Cedric a responder. E com isto o senhor disse "Sim, é melhor falar com alguém que saiba falar Italiano", o que me fez muito feliz (também por ser uma coisa que agora posso esfregar na cara do Cedric e que tem sempre piada).
Bilhetes comprados, fomos para o centro da cidade mas já sem a Iris que, ao saber que não estava ninguém em casa, foi disparada para lá porque assim pode cozinhar. Voltei a viajar sem bilhete, mas cada vez mais nervosa. Viemos o início da viagem a olhar para a Cille pela janela, que vinha a tentar acompanhar o autocarro com a bicicleta, mas obviamente que não conseguiu. Quando saímos no centro ficámos à espera da Cille e depois fomos para o "Farinelli's" (acho que se chama assim), um café onde vendem os melhores chocolates quentes. E, durante todo este percurso, o Cedric veio com os acessórios do Super Mario.
Sentámo-nos na esplanada e eu, a Cille e a Serra bebemos um chocolate quente com natas (e o da Cille com laranja, blargh), acompanhado por biscoitos oferecidos pelo café.
No café, enquanto estávamos a fazer uma sessão fotográfica a cada um com os acessórios do Mario, apareceu o Manu com um amigo. O manu sentou-se connosco, mas passado cinco minutos eu e o Agustin tivemos de ir embora para apanhar o autocarro.

Na paragem de autocarro vi pela primeira vez dois senhores com cartões da SETA (companhia dos autocarros) a fazer inspeção. Entraram no autocarro antes do meu e começaram a pedir os bilhetes a toda a gente. Eu, com toda a minha inteligência, disse ao Agustin "Quanto aposto que saem na próxima paragem e entram no nosso autocarro, por isso vou passar o bilhete". E não é que não podia estar mais correta? Na paragem seguinte lá entraram os meus amigos e pediram-me o bilhete, que estava validado e assim livrei-me de pagar os 60€.
Em Puianello lá saiu o Agustin, mas entrou uma colega minha (a Niccole). Ficámos mesmo admiradas quando nos vimos e ela veio-se sentar ao meu lado. Viemos a viagem toda a conversa e, quando chegámos a Castelnovo, ela deu-me boleia para casa.

Chegada a casa comi uns biscoitos deliciosos que a Anna fez com Nutella e depois fui jantar. Hoje o meu jantar foi erbazzone de ontem e um bife. Depois de jantar estive a falar com os meus pais, enquanto a Anna estava no ginásio. Ensinei a dizer algumas coisas em Português, e o meu pai ligou para um padre amigo que está a viver no Brasil, metendo o seu português em prática.

Depois de jantar vim para o quarto escrever o blog, recolher as fotos de hoje e preparar-me para dormir.
Agora a Anna disse-me que amanhã a nossa mãe a vai levar a Reggio porque ela vai passar 3 dias a Roma com o grupo da igreja, e que podemos ir juntas ao centro comercial a Reggio. Vou falar com a Greta e ver se consigo trocar os nossos planos para um passeio em Reggio, era perfeito.

Beijo, boa noite! E, como já passa da meia noite, aproveitem o dia! 8 de Novembro, "Hug an exchange student day"!


E parabéns Margarida!! Gostava de estar aí para te dar os parabéns pessoalmente, aproveita o dia!








Nenhum comentário:

Postar um comentário