segunda-feira, 16 de setembro de 2013

matematica italiana

Boa noite fãs!
Hoje foi o meu primeiro dia de escola aqui em Castelnovo ne monti!

De manhã, quando o despertador tocou, eu e a Anna nem queríamos acreditar que já estava na hora de acordar. Ainda estávamos naquele "engonhanço" matinal quando tocou o despertador do outro telemóvel (sim, eu meti despertador nos dois telemóveis com medo que não acordassemos).

Vestidas, pequeno almoço tomado e dentes lavados, lá fomos nós a pé para a escola. Quando chegámos a Anna levou-me à minha sala. Sim, é verdade, aqui em Itália cada turma tem uma sala e os professores é que vão trocando.
Quando entrei na sala, a Inez (rapariga que eu já conhecia por causa da Anna) tinha um lugar guardado para mim na última fila, super amorosa. Quando me sentei veio um grupo de 5 raparigas apresentar-se a mim e a desejar-me as boas vindas. Entretanto chegou o professor de Italiano e foram-se todos sentar. Quando ele me perguntou o nome e não ouviu à primeira porque é meio surdo provocou uma risota geral na turma. O mesmo aconteceu quando não soube como pronunciar o meu nome.
Entretanto começámos a aula e falámos de Machiavelli e da sua obra, pelos vistos conhecidissima, "Il Principe". Aqui as aulas demoram uma hora, então acabou rápido. A seguir veio o professor de Artes que, como não sabe quem são os seus alunos (mesmo conhecendo-os há dois anos), nem notou que havia uma aluna diferente. Como aqui em Itália não há tempos mortos nas aulas, começámos logo a traduzir um texto em italiano arcaico para italiano actual, tarefa na qual me destaquei, obviamente. Entretanto, a meio da aula, o professor pega no telemóvel, chega-se ao pé de mim e pergunta-me se sou a Eva. Eu disse que sim, e ele foi-se embora e continuou a dar a aula. Que agradável.

Depois disto veio a aula de matemática, com a professora mais querida de sempre. Esta ia-me perguntando regularmente se eu estava a perceber e, que se não estivesse, ela me tentava explicar em inglês. Eu percebi a aula, a verdade é que já não me lembro de exponenciais. Nem me lembro de as ter dado.
A meio da aula de matemática uma senhora entrou na sala a dizer que queria falar comigo. Apresentou-se num inglês perfeito e disse que se eu precisasse de alguma coisa bastava falar com ela. Disse também que, sabendo que sou do curso científico em Portugal, posso substituir as minhas aulas como latin e artes por disciplinas científicas noutra turma. Deu-me uma semana para pensar, mas estou tentada a fazer isso.
Depois de matemática veio Inglês, mas acho que foi a aula em que se falou mais Italiano. A professora era nova nesta turma então a aula foi passada a falar (em italiano) do seu método de ensino e avaliações. Nos últimos 10min finalmente falámos inglês e tivemos de contar o que fizemos no verão passado.

Com o final da aula de inglês veio também o final do dia de aulas, dado que nunca tenho aulas à tarde.
Viemos para casa, almoçamos (mais pasta) e fomos fazer uma sesta. Estávamos nós no nosso sétimo sono quando nos chamaram, porque estavam aqui as primas para me conhecerem. E com elas trouxeram o Samuel, o irmão do recém nascido. O samuel, no meio da conversa, perguntou se em Portugal só vivem galos (em italiano diz-se Portogallo). Disse ainda, depois de eu lhe ter ensinado algumas palavras em português, que quando fosse grande queria ser professor de portugues.
Depois desta agradável visita, eu e a Anna fomos fazer os trabalhos de casa: 5 exercícios de matemática para amanhã e 1 composição a apresentar-me em Inglês, com MÍNIMO de duzentas e cinquenta palavras. Coisa pouca.

Trabalhos de casa feitos tentámos ir à polícia entregar uma declaração de que a família me está a acolher, mas estava fechada. Então tivemos de ir aos Carabinieri, polícia de "um nível superior" em termos de crimes. Na sala de espera tivemos o prazer de estar com dois drogados, estava um ambiente agradável.

Depois dos papéis tratados fomos às compras e a Anna foi ao ginásio (eu não fui porque estava cansada). Passei o resto do dia a molengar no computador e a fazer skype com alguns tugas. Amanhã a minha turma portuguesa tem aulas de português com a stora Gabriela, tenho pena de não estar lá.

Fiquei chocada com a atitude dos alunos na sala de aula: telemóveis, comida e ipad's mas sem ser às escondidas.
Espero que amanhã seja giro, tenho educação física, italiano, matemática e filosofia.

Deixo-vos com uma imagem.do meu livro de matematica. Sim, tem mais de 578 páginas...
Boa noite

2 comentários:

  1. adorei este relato, o ponto alto foi a interacção com o professor de italiano...parece ser um porreiraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh obrigada! Sim, o professor é simpático. Mas quem é?

      Excluir