Boa noite Portugal!
Hoje foi o meu terceiro dia de aulas.
De manhã, ao pequeno almoço, havia um bolo delicioso que a minha mãe fez. É um bolo típico de pequeno almoço e costumam meter geleia ou assim nele. Para além do bolo caseiro, agora há sempre iogurte que a minha mãe faz. Delicioso!
Chegámos outra vez atrasadas mas por sorte encontrei uma colega minha que me disse que a aula era no laboratório. Foi sorte, porque se não a tivesse encontrado teria ido para a nossa sala, como normal.
A primeira aula foi de ciências, que eu entendi como Biologia. Mas entendi mal. A disciplina de ciências engloba ciências da terra, anatomia, biologia e química. Uma por cada ano. Quer dizer, ainda bem que estou num curso científico. Eles apostam muito no lado científico da coisa. Aliás, esta semana tenho 7 tempos de italiano/latim e 1 de ciências. Sim, o nome "Liceo Scientifico" justifica-se.
A professora de ciências, ao apresentar-se, disse que era a Pati Croce (Cruz), enquanto fazia o sinal de uma cruz com os dedos, para eu perceber bem. Quando começou a perguntar o que era um sistema e os alunos não souberam responder é que me preocupei. Mas o motivo era simples, eles nunca tinham dado tal termo. Aliás, naquela aula tudo o que demos já eu tinha dado no oitavo e décimo ano.
A segunda aula foi Filosofia, na qual adormeci. Nunca assisti a uma aula tão secante!! O professor limita-se a estar sentado na secretária a falar de filosofia, mas sem ninguém ouvir. E acho que ele percebeu isso, mas nem mostrou importar-se.
No intervalo uma rapariga veio falar comigo. Pelos vistos já nos conheciamos, mas eu não me lembrava dela. Uma AFS'er que foi no ano passado para a Noruega, e veio me perguntar como estava e contou-me que a host sister dela na noruega está agora a fazer AFS em Modena, perto daqui. Depois fui finalmente a uma máquina de comida cá na escola, porque estava a morrer. Um kinder bueno são só 70 cêntimos!!
A aula seguinte foi arte, com o meu professor preferido. Não volto para Portugal sem ver um sorriso na cara dele! (ok, acho que vou ficar aqui muito tempo...) Nesta aula o Marco veio para o meu lado e estivemos sempre a falar, até o stor vir ter connosco com cara de mau. A meio da aula o Marco pegou no meu dicionário italiano-português (Grazie mille, Alberto!) e esteve a mexer nele durante uns minutos. Depois olhei para a mesa e tinha escrito "Tu és simpática :)".
Depois veio a aula de inglês, onde passámos a hora inteira a fazer revisões de tempos verbais, enquanto eu explicava aos colegas que estavam ao meu lado a diferença entre português, português do brasil e espanhol.
Depois da escola viemos para casa almoçar. Adivinhem o que comemos. Não é difícil. Mais pasta!
(Apesar de agora comer pasta como quem bebe água, emagreci dois kilos, não sei como).
Depois do almoço fui fazer a minha sestinha e só acordei quando era hora de ir para Reggio Emilia, para a minha primeira orientação. Mal chegámos tivemos de nos apresentar e fazer um desenho sobre nós. Enquanto eu fiz um desenho que mencionasse ballet, piano, escrever e viajar, o Cedric decidiu desenhar a família italiana. E apresentou-a. A host sister, a host mother, os hosts brothers, o host dog e a host chicken. Uma família com muita diversidade.
Enquanto isso, o Agustin preferiu desenhar-se na sua nova bicicleta italiana. Cor de rosa. Maravilhoso.
Depois disso fizemos uma atividade de confiança no nosso conselheiro. Vendaram-nos e os conselheiros davam-nos a indicações de para onde ir. A seguir trocámos e eu e a Cille, a brincar, levámos as nossas para um sítio completamente diferente.
Depois disto fomos jantar: pizza, salsichas, kind of almondegas e assim.
Já jantados voltámos a falar da AFS no mundo e de como está a ser a nossa experiência.
No fim a Anna e a mãe vieram-me buscar e voltámos para casa.
Foi um dia longo, mas muito agradável. Gostei de rever os AFS'ers!
Para as meninas do ballet, referenciei-vos no meu desenho mas como não tinha muito tempo saíram carecas. Não foi por mal. Prometo. E o tutu até fica bem a pessoas carecas.
Boa noite!
A tuga que está a viver nas Itálias




Nenhum comentário:
Postar um comentário