"A Intercultura – AFS faz parte de uma rede internacional representada em 56 países e com sede em Nova Iorque – EUA. Em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning (EFIL).e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global."
Bem, vou para Itália através da AFS. A sigla vem de "American Field Service".A. Piatt Andrew organizou o American Field Service (AFS) com a missão de transportar soldados franceses feridos em combate, na primeira grande guerra. Em Setembro de 1939, no início da IIGuerra Mundial, Stephen Galatti reorganizou o AFS como um corpo de condutores voluntários, que viria a actuar em França, no norte de África, Médio-Oriente e Itália. Depois da guerra, Stephen Galatti e 250 condutores AFS prometeram continuar a sua tradição e criaram o "AFS International Scholarships", de forma a promover a paz através do entendimento entre as culturas, para evitar novas guerras.
Actualmente, 314.200 participantes e famílias de acolhimento participaram em intercâmbios AFS, apoiados por 100.000 voluntários.
E agora também eu faço parte!
A AFS organiza então intercâmbios académicos para estudantes entre os 15 e os 18 anos. Em Portugal, existem programas trimestrais (durante o 1º período) e anuais (durante todo o ano escolar).
Nem toda a gente tem coragem para ir para um outro país, mas tem vontade de o conhecer. Assim, qualquer família se pode inscrever como família de acolhimento, seja por um trimestre ou por um ano. Estas famílias não recebem qualquer apoio financeiro para receber o aluno, mas ganham mais um membro e muita mais cultura.
Deixo aqui o site português da AFS para quem estiver interessado! http://www.intercultura-afs.pt/
Ciau!

Nenhum comentário:
Postar um comentário