terça-feira, 25 de junho de 2013

Meu querido mês de Setembro

Passei o dia de hoje a pensar no quão monótona tem sido a minha vida. No quão "dentro dos padrões". No quão repetitiva, no quão desinteressante.
Mas depois penso em Setembro. Em como será pisar o chão de Itália sem ter com quem falar português. Sem ter ninguém conhecido.
Penso em Setembro e penso em toda a minha vontade de ir.
Setembro, chega depressa!

"AFS is a non-profit international exchange organization for students and adults that operates in more than 50 countries, and organizes and supports intercultural learning experiences. Founded by volunteer ambulance drivers following WWII, and sustained to this day by an international cadre of tens of thousands of volunteers, AFS has transformed the lives of millions of students, families and individuals."

"A Intercultura – AFS faz parte de uma rede internacional representada em 56 países e com sede em Nova Iorque – EUA. Em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning (EFIL).e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global."

Bem, vou para Itália através da AFS. A sigla vem de "American Field Service".
A. Piatt Andrew organizou o American Field Service (AFS) com a missão de transportar soldados franceses feridos em combate, na primeira grande guerra.   Em Setembro de 1939, no início da IIGuerra Mundial, Stephen Galatti reorganizou o AFS como um corpo de condutores voluntários, que viria a actuar em França, no norte de África, Médio-Oriente e Itália. Depois da guerra, Stephen Galatti e 250 condutores AFS prometeram continuar a sua tradição e criaram o "AFS International Scholarships", de forma a promover a paz através do entendimento entre as culturas, para evitar novas guerras.
Actualmente, 
314.200 participantes e famílias de acolhimento participaram em intercâmbios AFS, apoiados por 100.000 voluntários.
E agora também eu faço parte!


A AFS organiza então intercâmbios académicos para estudantes entre os 15 e os 18 anos. Em Portugal, existem programas trimestrais (durante o 1º período) e anuais (durante todo o ano escolar).
Nem toda a gente tem coragem para ir para um outro país, mas tem vontade de o conhecer. Assim, qualquer família se pode inscrever como família de acolhimento, seja por um trimestre ou por um ano. Estas famílias não recebem qualquer apoio financeiro para receber o aluno, mas ganham mais um membro e muita mais cultura.

Deixo aqui o site português da AFS para quem estiver interessado!                                                                                                                             
   http://www.intercultura-afs.pt/



Ciau!

domingo, 23 de junho de 2013

75 dias

Faltam 75 dias e só agora tive coragem para criar o blog!
Comecemos: Sou a Eva Brink, tenho 16 anos e sou de Coimbra, Portugal. Embora seja Luso-Holandesa nunca vivi na Holanda e por isso não falo holandês fluentemente.
Em Setembro vou viver para Itália, durante 3 meses. Inscrevi-me na AFS em Outubro, mas parece que foi ontem.
Cá em casa já conhecíamos o programa porque há uns anos acolhemos uma estudante alemã durante um ano, a Annika. E graças a ela conhecemos uma família de Benavente que também acolheu uma alemã, a Solveig. Em Outubro falei com o João (da tal família de Benavente) que me contou que estava em Itália no programa trimestral, que estava a adorar e convenceu-me a ir também. No dia seguinte de manhã, fui falar com a minha mãe que aprovou a ideia e, como as inscrições estavam mesmo quase a fechar, inscrevi-me. Não pensei bem no que me fui meter, e continuo sem ter noção. As coisas ainda me parecem muito pouco reais e fiz tudo "de olhos fechados".
Seja o que for, acho que vou adorar!